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http://hdl.handle.net/123456789/34
wcag
Título: Título título título título título título título título título
Autor: Batista, Geilsa Costa Santos
El-Hani, Charbel
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chave: Condições de trabalho
Saúde, Professores de Ciências
Desenvolvimento profissional
Data: 2-Nov-2012
Resumo: Este estudo pretende identificar quais as influências das condições de trabalho nas escolas para a saúde e a formação do professor de ciências, segundo as visões de professoras de biologia do estado da Bahia. O estudo foi desenvolvido em 2009, baseado em entrevistas semi-estruturadas com com nove professoras. Os resultados indicam que são precárias as condições de trabalho para os professores nas escolas e isto influencia de forma negativa nas suas saúdes, no seu desenvolvimento profissional e nas suas práticas de ensino. É necessária uma articulação de todos os agentes envolvidos com a educação escolar no sentido de contribuir para que melhorias ocorram nas condições de trabalho do professor. Para tanto, é imprescindível, também, a atenção das políticas públicas da educação no país para estes problemas, visto que sua superação pode interferir positivamente nos avanços relativos aos indicadores de qualidade da educação e das condições de trabalho nas escolas.
Descrição: This study aims to identifying the influences of school working conditions on science teachers’ health and education, according to the views of biology teachers from the state of Bahia. The study was based on semi-structured interviews, and was developed in 2009 with nine teachers from public state schools. The results indicate that the teachers’ working conditions in the schools are precarious and, as a result, these professionals suffer negative effects on their health, professional development and teaching practices. An articulation of all the agents involved in schooling is required in order to contribute to significant improvements in the teachers’ working conditions. It is also essential that educational public policies take these problems into account, since overcoming them can interfere positively in advances related to indicators of the quality of education and working conditions in schools.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/123456789/34
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wcag
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